O PED 2025 revela um PT em Arapongas com maturidade política ao lançar candidatura única à presidência municipal e uma chapa mista de diversas tendências, todas comprometidas com o fortalecimento do PT na cidade.
Neste domingo, 6 de julho, o Partido dos Trabalhadores realiza em todo o Brasil o Processo de Eleição Direta (PED), que escolherá os novos presidentes e diretorias do PT nos níveis municipal, estadual e nacional. Contudo, é mais do que uma eleição interna: é uma afirmação de que a política se faz com unidade, organização e compromisso coletivo.
Portanto, no PT de Arapongas, a militância petista está fazendo bonito!
A cidade dos passarinhos segue dando exemplo de coesão, maturidade e compromisso com o projeto popular, pois teremos uma candidatura única à presidência municipal e uma chapa mista composta por lideranças de diversas tendências do partido. Isso não é pouca coisa, mas um sinal de amadurecimento coletivo, pois coloca o interesse do povo acima de qualquer vaidade ou disputa interna.
A construção da unidade não foi imposta, mas conquistada no diálogo, no respeito e na certeza de que só juntos vamos fortalecer o PT em Arapongas, ampliar nossa base, disputar a cidade e reconstruir o Brasil com Lula e com o povo.
Mais do que tudo o PED vai além do nosso quintal. É hora de também escolher quem vai conduzir o PT no Paraná e no Brasil.
O que é o PED?
O PED é o momento em que a militância petista vai às urnas escolher os rumos do partido, mas com democracia de verdade, com voto direto de cada filiado e filiada em dia com o partido. Este ano, a votação será no domingo, 6 de julho, das 9h às 17h, no STIAAR (Rua Quetzal, 1464 – Vila Araponguinha). Basta levar um documento oficial com foto.
Aqui em Arapongas, cerca de 300 filiados estão aptos a votar. A expectativa é de uma votação participativa, animada e respeitosa.
Arapongas presente também no Diretório Estadual
Além da unidade local, temos motivo de sobra pra comemorar, porque sete companheiros e companheiras de Arapongas integram duas das quatro chapas estaduais, mostrando que nossa cidade tem voz ativa nas decisões do PT do Paraná. Estamos representados nas chapas:
- “Muda PT, o Caminho é Pela Esquerda”
- “Mudar o PT, Para Mudar o Paraná, Lutar é o Caminho, Lula 2026”
Isso demonstra a força da militância araponguense e sua importância no fortalecimento estadual da nossa sigla.
Quem são os candidatos ao PT estadual?
Tadeu Veneri: Deputado federal, militante desde 1987, ex-vereador de Curitiba, quatro vezes deputado estadual. Histórico defensor dos direitos humanos e da democracia.
Professor Hermes Leão: Ex-presidente da APP Sindicato, referência na defesa da educação pública e liderança nos atos de 29 de abril de 2015.
Arilson Chiorato: Deputado estadual, é o atual presidente do PT-PR e líder da oposição na ALEP. Defensor do serviço público, da Copel pública e contra a privatização da educação.
Zeca Dirceu: Deputado federal em seu 4º mandato, líder da bancada do PT na Câmara, ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste.
E os candidatos à presidência nacional do PT?
Valter Pomar – professor universitário de economia política internacional, secretário de relações internacionais do PT (2005-2010), é historiador e defende a retomada de um projeto abertamente socialista, com ênfase na reforma agrária, industrialização e soberania nacional.
Rui Falcão – é deputado federal por São Paulo. Filiado PT desde 1982, construiu uma longa trajetória no partido. Presidente nacional entre 2011 – 2017. Jornalista, foi coordenador das campanhas de Lula (1994) e Dilma (2010).
Romênio Pereira – é um dos fundadores do partido e atual secretário de Relações Internacionais do PT.
Edinho Silva – ex-prefeito de Araraquara (SP) e ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Dilma Rousseff.
Neste PED 2025, não se trata apenas de escolher direções, mas sim de afirmar que o PT está vivo, forte e pronto para mais uma etapa de lutas e vitórias. Pois Arapongas mostra que quando o partido está unido, quem ganha é o povo.
Vamos juntos, companheirada!
É no PT, é com Lula, é com o povo!